Stewart Sukuma – Gueirreiro Bantu, Músico Gigante

By Bape

Stewar Sukuma é um dos gurus, se não o maior guru da música moçambicana que na verdade vai além do seu tempo, seu percurso é tão longo e invejoso para um menino que sempre aceitou desafios e se superar em cada passo que dá. O músico nasceu em 1963 em Cuamba província de Niassa em Moçambique, de nome próprio Luís Pereirada, seu gosto pela música vem desde a infância, mas somente apartir de 1977 começa a tocar instrumentos como guitarra, percussão e piano e só em 1982 integra numa banda, e um ano depois ganhou no ngoma o prêmio como melhor interprete Moçambicano, nessa música seu pontencial já era claro e seu trabalho já havia se popularizado.

Download FREE MP3 Music 


Stewart Sukuna é um músico internacional, considerado o embaixador da música do seu país e do mundo, dentre os vários artistas que revolucionaram o rítmo Marrabenta, o seu nome consta dessa lista como sendo a sonante e visível até hoje com o seu trabalho.
Sukuma tornou-se o primeiro músico Moçambicano a estudar estudar no Berklee College of Music, em Boston, Massachusetts nos Estados Unidos de América (EUA).

Follow Us on Google News

Concertos Realizados
Realizou vários concertos pelo mundo como;
Nmo festival do Berlim, em Londres, no Hackney Empire, na Noruega, na Dinamarca, na Finlândia, Suécia, Holanda, Breasil, Portugal, Macau e mais. Partilhou o palco com outros artistas, tal como Bhundu Boys, Mark Knopfler, Youssou N'Dour, Miriam Makeba, e Hugh Masekela, Angellique Kidjo, Abdullah Ibrahim, Oumou Sangare, Jimmy Dludlu, Hortêncio Langa, e mais.

Discos:
Sete pecados capitais
Carangueijo
Boleia Africana
Xitchuketa Marrabenta
Nkhuvu
Afrikit

Prémios
2010 -Melhor Canção do Ano - Ngoma Moçambique
Melhor Canção Alternativa do Ano - MOAMAS
2008- Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique
1997 - Melhor músico - Mozart Award /UNESCO
1996 -Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique – Afrikiti
1995- Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique – Julieta
1992 -Pressione Award - Ngoma Moçambique – Josefina...

https://www.youtube.com/watch?v=emweviI8koU&feature=youtu.be

Leave your comment