Eldevina Materula, A Diva Do Oboé

Mapa das Artes

By Bape

Follow Us on Google News

De Musica, Solista, Fundadora do Xiquitsi A Ministra Da Cultura

São vários anos na musica, academia, até que sua dedicação, persistência e profissionalismo a levaram ao cargo de primeira ministra da Cultura e Turismo em Moçambique e a Eldevina Materula é convidada ao concerto de fim de ano agendado para 12 de Dezembro.

“Eldevina Materula, também conhecida por Kika Materula, nasceu em Maputo. Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade, na Escola Nacional de Música de Maputo.

Em 1995, já em Portugal, dá continuidade aos seus estudos musicais e onde teve o seu primeiro contacto com o instrumento oboé, instrumento que que a faz a única Moçambicana a tocar o instrumento, terminou a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, sendo ainda pouco para a artista decidiu continuar com os estudos onde; (ESML)Na Malmö Academy of Music, na Suécia, terminou a sua pós-graduação na classe do professor Bjorn Carl Nielsen.

Em 2001, venceu a 16ª edição do Prémio Jovens Músicos, na categoria de oboé, Realizou concertos de Norte a Sul de Portugal, bem como em Espanha, Alemanha, França, Dinamarca, Suécia, Angola, Moçambique, Brasil entre outros.

Enquanto docente, trabalhou na Escola profissional de Música de Évora, na Escola de Música de Palmela, no Projecto Neojibá e na Academia de Música Costa Cabral, desempenhou as funções de Solista na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Em Maio de 2016, foi condecorada com a medalha da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa.

É fundadora do projecto Xiquitsi onde desempenhava a função de Directora-Artística do projecto. Sob sua direcção, criou-se a Orquestra e Coro de Música Clássica de Moçambique.”

Download Lukie Music FREE

https://www.youtube.com/watch?v=4QpQn7lqCns

Leave your comment