King do Jazz Africano Celebra Seu Aniversário Com Um Concerto

The Nigerian Voice

By Bape

Follow Us on Google News

O maior músico guitarrista do Jazz Jimmy Dluldlu vai realizar seu concerto em celebração do seu aniversário. São 55 anos de idade que o astro do jazz Africano completa e 35 anos de carreira que pretende celebrar com o seu concerto no dia 28 de Novembro e conta com vários convidados incontornáveis como a Mingas, Rhodalia, Kapa10 e Ghorwane.

Jimmy Dludlu tem um longo percurso musical,seu contacto amador na música iniciou aos 13 anos tendo aprendido com a guitarra de um primo, imitava músicas que ouvia no rádio, tendo tido suas primeiras aparições em eventos privado com o seu primo.

Sua carreira inicial inicia por volta dos anos 80 trabalhando cok varias bandas na Africa do sul. Trabalhou com bandas como o banda Impandze da Suazilândia, com o cantor jamaicano Trevor Hall; Kalahari e Satari do Botswana; bem como Anansi, com o saxofonista ganês, George Lee, nessa fase Jimmy se notabilizou na Anansi, nas celebrações da Independência do Botswana em 1986, ao lado de uma série de estrelas africanas como Thomas Mapfumo. Em Johanesburgo or volta de 1990, Jimmy trabalhou com McCoy Mrubata e sua banda Brotherhood.
Prémios Percurso

Ganhou o “Gilbey Music of Africa Competition”
Sua música “Ha Deva” venceu o prémio “Melhor Canção”, a 19 no Ngoma MoçambiqMoçdambiquea 2016, promovido pela Rádio Moçambique.
Ganhou no All Africa Music Awards (AFRIMA), em Lagos (Nigéria), com o prémio de "Melhor Álbum de Jazz em África”, foi também eleito no AFRIMA, "Melhor Artista de Jazz de África" Conquistou nos awards sul-africanos, (SAMA – South Africa Music Awards) a estatueta de “Melhor Gravação Audiovisual ao Vivo”, com a obra “Live at Emperors Palace”.

Em 1990 participou da produção do “The Market The Conversations”, com o canadense Bruce Cassidy em Trompete e EVI, e o sul-africano Barney Rachabane em sax.

Em 1991 membro fundador do grupo "Loading Zone", que passou a tournê por todo o continente, apoiando uma série de estrelas sul-africanas como; Hugh Masekela, Miriam Makeba, Brenda Fassie, Chicco e Sipho Mabuse. Nesse período, Jimmy gravou com Miriam Makeba no álbum "Eyes on Tomorrow", e participou na produção de “Sun City Sax Appeal” com Rene McLean, Winston Mankunku, Robbie Jansen, Victor Ntoni e o falecido Duque Makasi.

Em 1992 Se destacou também na tournê da Namíbia, em Loading Zone ao serem vistos pelp Papa Wemba, estrela mundial de música do Zaire, que posteriormente pediu à banda que o apoiasse em várias datas na Namíbia. The king of kool depois de muito tempo na Africa do sul decidiu regressar para Moçambique em 2014 à convite do Governo para dar aulas na Escola de Comunicação e Artes da UEM, e Instituto Superior de Artes e Cultura (ISRAC).

Download Jimmy Dludlu Music FREE

https://www.youtube.com/watch?v=hNePblOTbNs&list=PL0TJjePKY6G3LQ7GDAwVr01OQqqUnkpx7

Leave your comment