Patrónimo Da Música Tradicional Africana Ivan Mucavel Homenageia o Músico NHARIRA

youtube

By Bape

Follow Us On Google News

Um dos grandes Músicos Moçambicanos que tem se dedicado a pesquisa da música e instrumentos tradicionais Africanos, Ivan Mucavel lançou uma música em algumas redes sociais do Vídeo Show e música que carrega o o título do “Nharira" em Homenagem ao grande mestre e um dos grandes produtores da mbira Nharira.

Segundo a Informação a vançada pelo próprio Ivan Mucavel, a música está assente numa base tradicional, mas com um tempero do world music, fazendo uma fusão entre o tradicional Africano com soft rock. “NHARIRA foi um dos maiores e mais notaveis executantes e construtores do instrumento mbira,e que era igualmente o meu melhor amigo e colega quando vivo.” Sobre o Nharira Alberto josé, mais conhecido por NHARIRA (nome artístico), nasceu em Maputo em 1983. Inicia-se na música no início da década de 2000 através de grupos de canto e dança tradicionais que proliferavam pela cidade de

Maputo,foi quando um ou dois anos depois de sua iniciação, os seus caminhos cruzam-se com os caminhos banda licoloma que foi na altura a única e primeira banda a utilizar a mbira como instrumento principal. Daí ele se interessou pela mbira e levou a fundo a sua pesquisa, com Alguns ensinamentos ele poucos ano depois tornou-se numa das maiores referências da musicalidade da mbira em Moçambique. Importa referir que nessa altura, os executantes da mbira em Maputo, não chegavam cinco, daí ele ter sido muito importante no activismo da divulgação e reintrodução saudável da mbira no cenário musical moçambicano, depois que o instrumento esteve esquecido e quase instinto. Ele nos deixou por motivos de doença em 2018.

Download Liloca Music FREE

https://www.youtube.com/watch?v=AML3QVmzaow

 

Leave your comment